sábado, abril 22, 2006

Finalmente!

"Um não-fumador ao fim de 8 horas numa discoteca chega a fumar o equivalente a 15 cigarros", revelou um estudo da Universidade do Minho.
Mesmo que não seja bem assim e que se fume o equivalente a 1 cigarro, tal facto, já sobejamente conhecido pela sabedoria empírica do povo, justifica os novos tempos que vêm aí.
Quem quiser é livre de fumar. E de fumar a quantidade de nicotina que quiser. O que não deve ser livre de fazer (e essa sempre foi a minha opinião) é a de "obrigar" os outros a fumar.
"Uma medida ditatorial e esquizofrénica" diz a escritora Inês Pedrosa, "uma coisa deplorável, como todos os fundamentalismos" afirma o cineasta António Pedro Vasconcelos. Enfim...
Como escrevi em posts anteriores, em nome da liberdade, pode-se agora espezinhar o próximo. E o tabaco sempre foi algo que os não-fumadores tiveram de aguentar em silêncio. E todos os constantes abusos às liberdades dos não-fumadores, que daí advinham.
É que todos se esquecem que nascemos não-fumadores. E que o fumar é uma opção digna, como qualquer outra que tomemos em plena consciência. Mas que, ao ser feita, não deve prejudicar os outros.
Porquê essa minha posição? Porque eu prezo a liberdade dos outros. De tal modo que não digo que não quando me perguntam se podem fumar na minha presença. Embora isso me repugne profundamente, sabendo as pessoas o quanto prejudicam a minha saúde.
Por isso sou a favor de todas as medidas que promovam a saúde. E de todas as que promovam uma consciencialização colectiva da saúde.
Porque, quando vejo pais a fumarem perto dos seus filhos, mesmo se forem bebés, apercebo-me que muito tem ainda de ser feito.
Ah, e não me venham com a história de zonas para fumadores e não-fumadores... o algodão não engana. Experimentem cheirar a vossa roupa depois de estarem na zona de não-fumadores de um restaurante. Agora imaginem como devem cheirar as esponjas que são os pulmões.
Mas enfim... lá vão ter os fumadores de fumar ao ar livre...
E no fim do seu cigarrinho, lá vão atirá-lo para o chão, sem o apagar...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo em absoluto contigo.
Porque é que eu tenho que gramar com os fumo dos outros?
Se eu tenho que os respeitar, então exijo respeito também.
Eles decidiram fumar, eu não.
E lá vem o ditário "quem está mal muda-se, quem é mal educado não"

12:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home