quinta-feira, março 31, 2005

A Verdade

" E o que é a Verdade"?
Há perguntas que, por muitas descobertas que façamos, por muito que a Humanidade cresça(?), se mantém incólumes ao passar do tempo. Esta pergunta, já feita há centenas de anos por Pilatos a Jesus, tende a pairar teimosamente nas nossas mentes, desde o dia em que nascemos.
E o que é a Verdade? Uma certeza? Uma mera suposição? Uma herança divina? Hummm....
Depois de Einstein, tudo se tornou inquietantemente relativo. Mas isso não é necessariamnete mau, e não implica que tenhamos de caminhar constantemente num limbo. Implica tão somente que o cuidado que temos de ter com tudo o que nos rodeia, toda a informação com que somos bombardeados diariamente, todas as teorias que volta e meia se criam, se descriam e voltam a renascer, deve ser um pouco maior. A nossa capacidade de filtração deve ser pelo menos equivalente às novas fraldas Dodot (peço desculpa pela publicidade).
E não nos podemos esquecer que nunca há 100% de certeza. Há sempre versões, formas diferentes de "ver" o mundo real. Porque a verdade não é mais que uma interpretação do que existe, do que acontece. E isso não implica que essa interpretação seja falsa...